Segundo o “Tio Rei”, alguns estudantes “invadiram” seu blog para importuná-lo insuflados por algum professor esquerdista. Nas postagens anteriores deste blog, abaixo, estão publicados os comentários a que se refere o jornalista e entre eles há diferentes opiniões que até elogiam o trabalho de Reinaldo Azevedo. Os estudantes estavam, através de uma oportunidade dada pela escola, exercendo sua participação política, que faz, sim, parte da formação de cada um, tendo em vista que a política nasce dos conflitos e relações humanas. Estavam exercendo seu direito de livre expressão e sua visão crítica, garantido pela democracia em que vivemos, que Reinaldo Azevedo, ao que parece, defende ou deveria defender na posição de jornalista. Estavam fundamentados e bem estruturados, apenas sustentando uma posição diferente. Estavam deixando de ser apenas alunos, para exercer seu papel de estudantes, integrantes de uma das classes historicamente mais poderosas e ativas da sociedade.
É importante também esclarecer que os alunos da Escola da Vila estudam as matérias tradicionais, como defende Reinaldo Azevedo, e lêem Machado de Assis, entre diversos outros autores, ao contrário do que Reinaldo insinua. Dados interessantes de outros países e até mesmo entre as escolas públicas do Brasil, no entanto, mostram que as instituições que buscam métodos alternativos e diversificados de aprendizagem obtêm melhores resultados em exames nacionais, como a Escola da Ponte (http://vivenciapedagogica.com.br/escola-da_ponte.html) em Portugal, na qual alunos escolhem o que querem aprender e são incentivados a realizar trabalhos de campo – ao contrário do que é defendido em algumas postagens de Reinaldo.
O blog do jornalista, no site da revista Veja, possui artigos preconceituosos e comentários – aceitos pelo moderador, diga-se de passagem – extremamente discriminatórios, praticamente neo-nazistas, contra esquerdistas, e petistas – petralhas segundo Reinaldo.
Exemplos de comentários aceitos pelo moderador no blog de Reinaldo Azevedo:
O Comentarista
PETRALHA FEDORENTO AS 1:35 PM.
ELIMINAR PETRALHA QUE ASSALTA O BLOG.
ELES ESTÃO ACABANDO COM A DEMOCRACIA NO PAÍS E AINDA QUEREM MAIS ESPAÇO! VÃO PRÁ PQP!
FORA COM O PETRALHA.
6:42 PM
Bruno
Incrível como estamos engessados pela ideologia petista... Mais incrível é a capacidade escrotal dos jornalistas em tendeciar os fatos. Esse Odilon é um anafalbeto energúmeno. O Milton Jung é um fanfarrão... merece tapa na cara. O Matarazzo calou a boca dele, sensacional. Típica situação de uma pessoa petralha que qdo não tem argumento ataca a outra que possue os fatos esclarecidos...
Outra coisa, o cidadão de Cidade Ademar nem sabe o que é uma subprefeitura, se o orçamento estiver fixado na porta da casa do mesmo ele nem vai ler, muito menos entender... Esse Milton Jung é um imbecil. Fora que cortou o Matarazzo feio no final da entrevista... lamentável, já faz um tempo que parei de ouvir a CBN por causa disso, um jornalismo repetitivo e que pouco agrega.
O PT quer agora começar a fazer campanha política pra 2008, ja podem esperar essa discussão nos programas politicos da Al PTqaeda...
8:30 AM
5 comentários:
Leonardo, parabéns pelo trabalho do 9 ano!
Sem intenção voces ou o pessoal da pesquisa nas regionais, tocaram em um ponto muito sensivel da realidade.
Estão fazendo contato com a realidade com todos os seus horrores e maravilhas. Atraíram a ira de um jornalista representativo de idéias que arrebatam muita gente.
Cabera a voces fazer a filtragem e ver o que é contrutivo para as suas vidas e o que é descartavel e deve ser RECICLADO.
Cuidado com os radicais da ignorância!
Esta aqui é uma das respostas foi enviada e re-enviada ao blog do reinaldo azevedo, mas sequer deve ter sido lida, fica aqui a disposição de todos para o que for.
Titio Rei,
Como estão inflamados os ânimos nesta discussão hein?!
Vejo argumentos adultos para crianças de 14 anos e infantis para adultos de 60 (acertei?), bom o caso é, não creio que esta CENSURA feita aos que fazem uso incorreto do portugês seja de fato válida - diga-se de passagem parece mais uma forma de isentar suas posições de qualquer crítica.
Veja, não sei se vc entende, deixe-me exemplificar: na idade média os padres queimaram, enforcaram, enfim, fizeram todo tipo de atrocidades a quem julgavam ser bruxos ou feiticeros, quando, hoje se sabe, foram muitos deles grandes pensadores que apenas colocavam em cheque a doutrina cristã (um cara chamado Michel Focault escreveu algo sobre isso. Leitura obrigatória, não para vestibulinhos, mas para a vida). Logo, dividir o pais em Petralhas e Não-petralhas deixa muitas dúvidas sobre como classificar todos os 170 milhões de seres humanos deste Brasil (eu não sei quantos vc conta como seres..).
Bom, acho que quando alguém publica algo num blog está sujeitando suas idéias a opnião pública, mas pelo jeito nem todos concordam comigo ou nem todos tem opniões tão consistentes a ponto de ouvir críticas.
Quanto a questão: Em quem devemos confiar? Concordo com o senhor que disse: não confie em ninguém, porém sugerir "Adler (How to Read a Book)"... fica meio fora de contexto, não acha?
Penso que falei demais, espero que meus erros de portugês não sejam mais uma desculpa para desconsiderarem minhas idéias ou apagarem minha postagem, respondendo começamos um diálogo. Apesar de não ter o português impecável dos colunistas desta revista m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-a eu tenho opiniões e, creio não precisar dar referências, uma vez que não os considero autoridade de nada, aliás Rei, vc parece ser mais um blogueiro com o rei na barriga, difícil deve ser na hora de trá-lo daí.
Beijos e abraços a todos
ø
PS.: Como muitos faço uso do anonimato, afinal, vai saber qual a corte desse rei..
caro rei,
Caso você não saiba, você esta alienado, deve ter recebido muitas críticas na sua vida, e hoje quer uns aplausos e elogios. Tente argumentar e trocar idéias, não falar que só você é o dono da verdade. Eu estudo na escola da vila e, sinceramente, você está por fora. É uma das melhores escolas de São Paulo e se nunca ouviu falar, que pena, pobre da sua medíocre infância, que culpa tenho eu se foi maltratado pelo seu responsável, que culpa temos nós, alunos da escola da vila, de rebater corretamente os seus comentários. Se você acha mesmo que os adolescentes não têm opiniões para formar, que diria dessa sua mente psicanalítica. Caso não saiba o que isso significa, é louco mesmo. Mais um pequeno aviso: pensar faz bem, falar é ótimo, e xingar, melhor ainda. Mas não sou tão irracional quanto você. Pelo menos sei argumentar. E eu acho que o senhorito não é professor de português para ficar nos corrigindo. Aqui, nós temos profissionais muito mais competentes e qualificados que você, se é que você seja um né.Por que você não vai trabalhar e ganhar seu dinheirinho ao invés de ser humilhados por alunos que, supostamente, estudam livros de matemática da 5ª Série?
Pedro, Vai saber o que. Procura no houais.
Postar um comentário